A 17ª jornada, a última da primeira volta, deixou tudo igual na frente. Com maior ou menor dificuldade, a ronda contou com triunfos de FC Porto, Sporting e Benfica.

E do Sp. Braga também, o que contribuiu para um aumento do fosso entre estas quatro equipas e as restantes. Até porque a equipa de Abel derrotou precisamente o quinto classificado, Rio Ave (2-1), agora a dez pontos dos «arsenalistas», tal como o Marítimo, goleado em Alvalade com um «hat trick» de Bas Dost (5-0).

E o Vitória de Guimarães, que estava isolado no sétimo lugar, foi derrotado no Dragão (4-2). A equipa de Pedro Martins ainda esteve em vantagem, mas o FC Porto conseguiu conservar o estatuto de líder isolado a meio da prova, algo que não acontecia desde 2010/11.

Os «dragões» conservam assim os dois pontos de vantagem sobre o Sporting e cinco sobre o Benfica, que foi a Moreira de Cónegos vencer por 2-0.

Para além dos quatro primeiros classificados, só mais uma equipa conseguiu vencer: o Feirense, que beneficiou de dois autogolos para derrotar o Estoril (0-2), que assim caiu para a última posição.

Os «canarinhos» estão em igualdade pontual com o Vitória de Setúbal, que empatou em Tondela (1-1).

A 17ª jornada da Liga teve mais três empates, e todos com um golo para cada lado. No Desp. Chaves-Desp. Aves, no Belenenses-Boavista e no P. Ferreira-Portimonense, jogo que acabou por ditar a saída de Petit do comando técnico dos «castores».