Esta foi a jornada em que FC Porto e Sporting fizeram deste um campeonato histórico, apenas a terceira vez desde que existe Liga que duas equipas chegam a esta fase com todos os pontos possíveis. Contraste ainda mais forte com o Benfica, que já tinha vacilado antes, mas agora sofreu mesmo a primeira derrota no campeonato. Caiu do pódio, onde mora agora o sólido Marítimo, e já vê os rivais a cinco pontos.

A ronda começou na sexta-feira, em Paços de Ferreira. Com uma vitória da equipa da casa frente ao V. Setúbal (1-0) e com ruído, por causa de um golo não validado a João Amaral, um lance em que o árbitro considerou que a bola não passou a linha e o VAR não dissipou as dúvidas.

Pela tarde de sábado, o Marítimo prosseguiu o grande arranque de época. Dois golos de Rodrigo Pinho adiantaram os madeirenses, a salvo da reação do Desp. Aves num golo de Alexandre Guedes, e selaram mesmo a quinta vitória da equipa de Daniel Ramos (2-1), que subia ao terceiro lugar.

E por lá ficou depois do Bessa. O Benfica foi o primeiro dos candidatos a entrar em campo, ao final da tarde de sábado. E mesmo com Jonas a marcar logo aos 8 minutos, cedo se percebeu que o Benfica voltava a não conseguir ter o jogo controlado e o Boavista acreditava. A reviravolta aconteceu mesmo, num golo de Renato Santos e outro de Fábio Espinho a meias com um enorme erro de Bruno Varela, para a primeira vitória do Boavista sobre o Benfica em 11 anos (2-1). É o terceiro jogo sem vencer em quatro jogos para o Benfica, já não restam dúvidas sobre o mau momento do tetracampeão.

Alvalade era o ponto de passagem seguinte da jornada. O Sporting à procura do pleno, Jorge Jesus aproveitou para gerir e mudar alguns jogadores, a exibição não foi brilhante mas ainda assim chegou para vencer o Tondela (2-0), com dois reforços como protagonistas: Mathieu e Bruno Fernandes.

O domingo abriu com o Belenenses-Estoril, duas equipas que atravessavam maus momentos. Levou a melhor a equipa do Restelo, para a primeira vitória em quatro jornadas (2-1).

A seguir Vila do Conde, o FC Porto à procura de voltar a apanhar o Sporting na frente perante um Rio Ave que tem sido uma das boas notícias da época e sob a pressão da derrota para a Champions frente ao Besiktas. Boa reação do Dragão, mais um triunfo, mesmo tendo sofrido o primeiro golo da época no campeonato, já para o final da partida (2-1).

O domingo fechou em grande, com dérbi no Minho. E o Sp. Braga, que vinha da notável vitória em casa do Hoffenheim para a Liga Europa, embalou e levou a melhor. Foi a primeira vitória em três jogos na Liga para a equipa de Abel Ferreira, mais um 2-1, o resultado favorito da jornada.

Para segunda-feira estavam reservados dois jogos e eles trouxeram uma vitória do Portimonense escrita em japonês, com bis de Nakajima, frente a um Feirense que também continua a mostrar qualidade, apesar da derrota (2-1). E a fechar a primeira vitória do Desp. Chaves, o resultado mais dilatado da ronda (3-0), frente ao Moreirense. Não chegou para fugir à linha de água, mas faz mais justiça ao que tem feito a equipa de Luís Castro nesta Liga.