Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, falou esta segunda-feira sobre o caso Marega. Recorde-se que avançado franco-maliano ficou de fora da Supertaça por questões «emocionais», segundo o técnico Sérgio Conceição. Surgiu entretanto o boato de que o jogador se recusou a treinar e jogar porque queria ser transferido, informação que o próprio desmentiu nas redes sociais.

Em declarações ao jornal «O Jogo», o responsável portista afirmou que não recebeu nenhuma proposta concreta por Marega e que o jogador até já tinha acertado a renovação com os portistas.

«Em relação a Marega, não temos nenhuma proposta concreta e na passada quinta-feira esteve no Porto o filho do dono do West Ham acompanhado de um empresário. Perguntaram por vários jogadores, um deles o Marega, mas não apresentaram nenhuma proposta concreta», começou por dizer, acrescentando que a delegação inglesa foi informada de que «o jogador e o empresário tinham acordado a renovação por mais uma época com novo vencimento e nova cláusula de rescisão».

«Os senhores do West Ham compreenderam a situação e não apresentaram nenhuma proposta concreta», afirmou ainda Pinto da Costa, respondendo depois às afirmações do empresário do jogador, que afirmou que o FC Porto tinha prometido a Marega que podia sair.

«Acho estranho que agora o empresário venha dizer que tinha a promessa de sair quando dias antes tinha estado a negociar um novo contrato com o FC Porto. O contrato estava pronto a ser assinado, mas posteriormente não assinaram. Se tivessem a promessa de que o jogador poderia sair, não iam negociar um novo contrato», acrescentou.

Pinto da Costa disse ainda que o FC Porto não vai «ceder a pressões seja de quem for» e garante: «Todo o jogador do FC Porto que quiser sair pode sair pela cláusula de rescisão. Para isso é que elas existem. E quando são assinadas pelo clube, jogador e empresário todos o fazem de livre vontade. Paralelamente pode ser negociado o valor da cláusula. Já houve casos em que descemos e casos em que subimos, como aconteceu recentemente com Diogo Dalot», realçou.

«Prometer a alguém que pode sair não existe no FC Porto. Neste momento, já recebemos várias propostas para a saída de jogadores e, para mostrar que falo com toda a exatidão, já tivemos propostas para saídas de Herrera, Diogo Leite e Aboubakar. Como não queremos a sua saída não baixamos as cláusulas», revelou ainda o presidente portista.