Quase ao fim da segunda época ao serviço do FC Porto, o guarda-redes brasileiro Vaná fez o primeiro jogo a titular no principal campeonato português no que diz respeito ao percurso nos dragões.
O jogador de 28 anos foi o substituto eleito de Sérgio Conceição para o lugar habitualmente ocupado pelo espanhol Iker Casillas e a verdade é que era difícil ter uma noite mais tranquila, na vitória por 4-0 ante o Desportivo das Aves, da 32.ª e antepenúltima jornada da Liga.
De acordo com dados do SofaScore, recolhidos para o Maisfutebol através da Opta, Vaná apenas realizou uma defesa – a remate de Derley, já na segunda parte – e teve total êxito nas restantes ações diretas em jogo: 11 passes precisos, correspondentes a 100 por cento de eficácia nesse capítulo, além de duas bolas longas colocadas.
Vaná cumpriu o sexto jogo esta época no FC Porto, mas apenas o primeiro na Liga: os outros cinco foram para a Taça da Liga.
Em 2017/2018, época de estreia no clube após ter sido contratado ao Feirense, Vaná apenas tinha jogado dez minutos na Liga, para a consagração do título nacional, em Guimarães, na 34.ª jornada, a 12 de maio de 2018.