Julen Lopetegui saiu há uma semana e o FC Porto já decidiu quem será o seu sucessor: Sérgio Conceição.
O processo de seleção tem sido longo, complexo e até confuso. O Maisfutebol cruzou várias fontes ao longos dos últimos dias, ouviu vários nomes, mas só agora a informação nos chega de forma sólida e multiplicada por vários interlocutores.
Os dragões escolheram Sérgio Conceição e já o informaram há alguns dias dessa pretensão.
Há alguns dados, porém, que têm adiado o desenlace oficial. A começar, desde logo, pela coincidência gerada no calendário. O FC Porto visita, precisamente, o Vitória Guimarães no próximo domingo e nenhuma das partes assumirá o que quer que seja até lá.
A duração do contrato também criou alguma hesitação em Sérgio Conceição. O treinador, confiante nos seus predicados, aceita os seis meses de vínculo. Exige, porém, que o mesmo seja automaticamente ampliado se cumprir alguns dos objetivos desportivos impostos pela SAD do FC Porto.
Sérgio Conceição saiu em 2004 do FC Porto
Nesta altura, podemos confirmar, a conversa está neste ponto. Não foi encerrada, há pontas soltas, mas o desejo de Jorge Nuno Pinto da Costa, e do próprio técnico, deverá imperar.
André Villas-Boas, Marco Silva, Leonardo Jardim: todos foram equacionados, sim. A ligação que os une a outros clubes comprometeu a transferência e obrigou o FC Porto a pensar numa alternativa forte e com ligação emocional ao clube.
O nosso jornal está em condições de avançar outro dado: se Sérgio Conceição sair de Guimarães, o nome de Lito Vidigal é o que mais agrada à direção presidida por Júlio Mendes.
Depois do jogo de Guimarães - e se Sérgio Conceição aceitar as condições impostas pelo FC Porto - será anunciado o sucessor de Julen Lopetegui (e do interino Rui Barros).