O F.C. Porto recebeu nesta quarta-feira a visita de uma delegação da Liga Holandesa, que está de visita ao nosso país. Os holandeses visitaram o Centro de Treinos do Olival e o Vitalis Park da Constituição, mostrando-se encantados com as instalações do clube portista.

«É impressionante ver como é que as coisas são organizadas aqui no F.C. Porto. O que vimos foi realmente uma novidade para nós, nomeadamente ao nível das diferenças de conceito educativo entre os três clubes que visitamos em Portugal. Também registamos que o FC Porto é o único que tem instalações no centro da cidade o que é sempre bom», disse Franck Rutten, director-geral da Liga holandesa.

Toon Gerbrands, do AZ Alkmaar, Eric Gudde, do Feyenoord, Danny Blind, do Ajax, Robert Veenstra, do Heerenveen, e Peter Fossen do PSV foram os foram os responsáveis presentes na visita, a par de Franck Rutten e de Emanuel Medeiros, director-executivo da Associação de Ligas Europeias de Futebol Profissional.

Durante a tarde, a delegação holandesa visitou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional. «A Liga holandesa pretende absorver a realidade portuguesa ao nível da formação de jovens jogadores, equipas B e quadros competitivos», explicou o novo presidente do organismo, Mário Figueiredo, citado pela Agência Lusa.

«Foi uma visita extremamente produtiva. Foram dados passos no aprofundamento da cooperação e desenvolvimento destas instituições e serão feitos novos contactos para troca de experiências em temas como a formação, as equipas B ou a comercialização dos direitos televisivos», disse Emanuel Medeiros, no final dessa reunião na Liga.