Saiba tudo sobre o clássico no AO VIVO do Maisfutebol.
Sporting e F.C. Porto reencontram-se neste domingo, em Alvalade, a dez jornadas do final do campeonato e com o moral renovado.
Depois de sete jogos sem ganhar, os leões garantiram a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa, naquela que foi também a melhor exibição da época. É assim que voltam ao campeonato, no qual não vencem há quatro jornadas. Apenas a matemática sustenta, ainda, o objectivo do título, já que neste momento até um lugar europeu está em dúvida, depois da troca com o V. Guimarães na classificação.
Carvalhal e um Sporting moralizado
E se o Sporting está mais moralizado, como garantiu o treinador, que dizer do F.C. Porto, depois de ter goleado o então líder Sp. Braga? O campeão nacional chega a Alvalade depois de um 5-1, mais confiante é certo, mas pressionado a vencer.
Vukcevic falha clássico
Na primeira volta, o F.C. Porto perdeu com o Sp. Braga antes de ganhar ao Sporting (golo de Falcao, aos quatro minutos), agora defronta o Sporting depois de ter ganho ao Sp. Braga. Muito mudou desde então, menos os protagonistas no topo da tabela. Agora, como na sexta jornada, Benfica e Sp. Braga estão em vantagem, confirmada pelos triunfos sobre Leixões e Olhanense, mas os dragões estão, mais do que nunca, obrigados a ganhar.
Quinze jogos depois, Paulo Bento já não está no Sporting e a equipa leonina atravessa uma das piores crises de sempre (atenuada agora pelo sucesso na Liga Europa). Chegaram Mexer, João Pereira, Pedro Mendes e o ex-internacional Costinha (o novo director do futebol) e ficou Izmailov. No F.C. Porto, Ruben Micael foi a figura do mercado de Inverno (chegou também o jovem Addy).
Sem Vukcevic mas com João Pereira; Rodriguez de regresso
Vukcevic não foi convocado para o clássico por opção de Carlos Carvalhal, que já pode contar com João Pereira, após castigo. O lateral deve relegar Abel para o banco de suplentes e esta será a única alteração na equipa que venceu o Everton por 3-0. Pongolle já treina sem limitações, mas não fez parte das escolhas do técnico leonino.
A lesão de Fernando abre a porta da titularidade a Tomás Costa, mas o mesmo não deve suceder com Rodriguez, de volta após castigo. O trio atacante tem brilhado e Jesualdo Ferreira apostará, por isso, em Mariano e também Falcao e Varela. Farías, Orlando Sá (ambos lesionados) e Hulk (castigado) são as restantes baixas.
Equipas prováveis:SPORTING
Rui Patrício; João Pereira, Tonel, Carriço e Grimi; Pedro Mendes e Miguel Veloso; Izmailov, Moutinho e Yannick; Liedson
Outros convocados: Tiago, Polga, Abel, Adrien, Matías, Pereirinha e Saleiro
F.C. PORTO
Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Ruben Micael, Tomás Costa e Raul Meireles; Mariano, Falcao e Varela
Outros convocados: Nuno, Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Guarín, Belluschi, Valeri e Rodriguez.