A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu esta quinta-feira um comunicado a explicar que a transferência do ex-benfiquista Alcides é «assunto encerrado», tendo em consideração o pagamento do mecanismo de solidariedade por parte dos encarnados ao América, de Rio Preto, no Brasil. De resto, a FPF explica todo o processo e esclarece que «a 24 de Junho de 2008, o SL Benfica fez chegar à FPF a prova de que já havia pago a dívida em questão, tendo dado, assim, cumprimento à decisão da FIFA»
Porta-voz do Benfica explica o caso
Eis o comunicado da FPF, no site do organismo:
1. A 20 de Junho de 2008, em missiva dirigida à FPF, ao SL Benfica, à Confederação Brasileira de Futebol e ao advogado do América FC, a FIFA informou que o SL Benfica não havia dado cumprimento à decisão da Comissão Disciplinar do organismo máximo do futebol mundial, de 28 de Abril de 2008, na qual o clube português teria de pagar, no prazo de dez dias, 110.080 euros, ao América FC, no âmbito do mecanismo de solidariedade referente à transferência do atleta Alcides Eduardo Mendes Araújo Alves. A FIFA intimava, ainda, a FPF a executar imediatamente a decisão de retirar seis pontos ao SL Benfica, como penalização pela falta de cumprimento da decisão da Comissão Disciplinar da FIFA , solicitando envio de prova dessa mesma execução.
2. Na sequência desta missiva, a FPF contactou o SL Benfica para alertar para a gravidade da situação.
3. A 24 de Junho de 2008, o SL Benfica fez chegar à FPF a prova de que já havia pago a dívida em questão, tendo dado, assim, cumprimento à decisão da FIFA. No mesmo dia, a FPF enviou para a FIFA a documentação que lhe havia sido remetida pelo SL Benfica.
4. No dia 25 de Junho de 2008, a FIFA informou a FPF, o SL Benfica, a CBF e o advogado do América FC que, de facto, o SL Benfica havia liquidado a dívida antes do secretariado da sua Comissão Disciplinar ter exigido a execução da decisão. O organismo que tutela o futebol mundial deu como nula e sem qualquer efeito a sua missiva anterior, declarando que o processo disciplinar está, como tal, arquivado.
5. A FPF não pode deixar de lamentar a constante publicação de notícias, muitas das quais contraditórias, sem que as mesmas sejam confirmadas pelas vias oficiais. Estes artigos, além de pouco rigorosos, não fazem mais que lançar a confusão e a desinformação que em nada concorrem para um desejável clima de serenidade no futebol português.
Benfica também reage
Também o Benfica emitiu um comunicado a explicar a situação, já depois de o porta-voz do clube, Ricardo Sampaio Maia o ter feito ao Maisfutebol. Os pontos 1, 4 e 5 do comunicado encarnado esclarecem:
1. É falso que a Federação Portuguesa de Futebol, por decisão da FIFA, tenha subtraído ou venha a subtrair seis pontos ao SL Benfica na classificação obtida na época desportiva 2007/2008.
4. Para que fique claro, o SL Benfica não deve qualquer quantia, seja a que título for, por força da transferência do atleta Alcides.
5. Porque assim é, a FIFA informou a Federação Portuguesa de Futebol que encerrada a disputa contratual entre o SL Benfica e o América FC, com este último a declarar de forma expressa a inexistência de qualquer débito, o ofício datado de 20 Junho de 2008 ¿ hoje dado à estampa ¿ se encontrava anulado e sem qualquer efeito. Mais informou aquele organismo que o procedimento disciplinar que havia sido instaurado ao SL Benfica estava arquivado.