A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai avançar com um fundo de apoio aos clubes de futebol e futsal masculino e feminino das provas seniores não profissionais e às associações distritais. O valor deste fundo é de 4,7 milhões de euros.

A medida surge em paralelo com a conclusão imediata de todas as provas nacionais não profissionais sob a égide da FPF, confirmada esta quarta-feira e que abrange o Campeonato de Portugal, as duas principais divisões de futsal e as taças desta modalidade, além da liga, da Taça de Portugal e da Taça da Liga de futebol feminino. 

Os moldes de candidatura ao fundo por parte dos clubes, bem como os valores possíveis a atribuir, vão ser oficializados e detalhados em breve pela FPF. Vão obedecer, contudo, tal como a linha de crédito de um milhão de euros de março, à regularização salarial existente em cada clube que participe nas provas em causa.

«As regras de acesso ao fundo serão conhecidas em breve e o objetivo da iniciativa é garantir que os clubes cumprem com os compromissos estabelecidos para esta época com jogadores e treinadores», refere a FPF.

Na manhã desta quarta-feira, o organismo federativo deu por concluídas, «sem vencedores, todas as suas competições seniores» que se encontravam suspensas, «não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas».

Na mesma nota na qual deu conta da conclusão das provas em questão, a FPF referiu que vai indicar futuramente «os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino».

Artigo atualizado às 19h18