A Federação holandesa de futebol (KNVB) decidiu, nesta quinta-feira, retirar o cartão vermelho a Esteban Alvarado, que o árbitro da partida entre o Ajax-AZ Alkmaar lhe tinha mostrado.

Tudo aconteceu a quente, e depois do guarda-redes do Alkmaar ter respondido a pontapé à agressão de um adepto que invadiu o campo. Recorde-se que a equipa abandonou o relvado como forma de protesto pela decisão.

A decisão da KNVB, que anula o castigo imposto pelo juiz do encontro, acontece depois da federação ter «tomado conhecimento das declarações e ter visionado as imagens».

O organismo, em comunicado na página oficial, referiu que o comportamento do guardião costa-riquenho «não deve ter

consequências disciplinares», uma vez que «o guarda-redes foi inesperadamente atacado, não viu o agressor a avançar» e tenha reagido por impulso.

Entretanto, soube-se igualmente que o invasor estava impedido de frequentar o estádio do Ajax. O diretor financeiro do clube de Amesterdão, Jeroen Slop, avançou com a informação.

O adepto de 19 anos conseguiu entrar no recinto com a cumplicidade de um sócio do Ajax que adquiriu quatro bilhetes para o topo norte, onde a vigilância não é tão apertada.



[artigo actualizado]