Amândio de Carvalho, antigo vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, faleceu nesta sexta-feira, aos 79 anos, vítima de doença prolongada.

Natural do Montijo, Amândio de Carvalho foi «vice» da FPF em dois períodos, e sempre como responsável pela seleção principal. Primeiro entre 1983 e 1986, com Silva Resende na presidência, esteve associado às participações no Europeu de 1984 e depois no Mundial de 1986. Voltou a assumir o cargo entre 1998 e 2011, acompanhando a participação no Euro2008 e no Mundial2010.

Amândio de Carvalho teve ainda vários cargos na Associação de Futebol de Setúbal, incluindo o de presidente, entre 1991 e 1998.

A 6 de setembro de 2011 foi agraciado com o Grau de Comendador da Ordem de D. Henrique, pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

«Em nota divulgada no site da Federação Portuguesa de Futebol, o presidente do organismo, Fernando Gomes, deixou uma mensagem de condolências:

Em meu nome e em nome da Federação Portuguesa de Futebol gostaria de expressar o meu voto de profundo pesar pela morte de Amândio de Carvalho.

A sua competência profissional e capacidade de liderança deixaram marcas positivas na FPF e contribuíram para engrandecer o futebol português. Pessoa de cortesia ímpar, Amândio de Carvalho deixa igualmente ao País um enorme legado de simpatia, seriedade e honradez.

Em nome da FPF, envio as mais profundas condolências à família enlutada e a todos os amigos de Amândio de Carvalho.”

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.»