A Seleção Nacional vai voltar a jogar no Estádio Nacional, onze anos depois do último jogo, a 31 de maio, quando receber a Grécia naquele que será o último jogo de preparação da equipa de Paulo Bento em território nacional para o Campeonato do Mundo. Uma iniciativa que será um dos pontos altos das comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Futebol, cujo programa foi apresentado esta segunda-feira por Fernando Gomes.

Um regresso simbólico àquele que é tradicionalmente o palco da final da Taça de Portugal, mas que também já foi a casa da Seleção Nacional e que este ano também comemora setenta anos. A última vez que a Seleção Nacional jogou um jogo oficial no Jamor foi a 14 de fevereiro de 1987, há 27 anos, frente à Itália, num jogo da fase de qualificação para o Euro-88 que Portugal perdeu por 0-1 [golo de Altobelli aos 40m).

Depois disso, a Seleção Nacional voltou ao Jamor a 18 de agosto de 1999 para um particular com Andorra que serviu para a inauguração da iluminação artificial. A equipa orientada por Humberto Coelho venceu por 4-0, com golos de Rui Costa (18m), Luís Figo (36m), João Pinto (45m) e Pauleta (67m). Mais recentemente, a 10 de junho de 2003, Portugal bateu a Bolívia, em mais um jogo particular, também por 4-0, com golos de Jorge Andrade (8m), Fernando Couto (13m) e Postiga (40 e 47m),

Liga dos Campeões será «o ponto mais alto« das comemorações

Outro ponto alto das comemorações do centenário da FPF, será a final da Liga dos Campeões a realizar no Estádio da Luz a 24 de maio. «O nosso maior desafio e, porventura, o ponto mais alto destas comemorações, é a organização da final da Liga dos Campeões», destacou Fernando Gomes, anunciando «um desafio organizativo sem precedentes para um só jogo», com cerca de seis mil pessoas a trabalhar para o evento organizado pela UEFA.

Uma semana antes, a 18 de maio, a final da Taça de Portugal também vai fazer parte do programa de celebrações deste centenário, com a FPF a render homenagem a «todos quantos já disputaram este jogo mítico», com uma «homenagem especial» a Eusébio.

Os pontos altos da celebração do centenário

Março de 2014: relançamento de imagens de marca
As seleções nacionais e as competições organizadas pela FPF passam a ter uma nova identidade gráfica. O símbolo da Seleção Nacional masculina serve de ponto de referências para as restantes seleções que se vão passar a distinguir por cores: verde para as seleções masculinas de onze; magenta para o futebol feminino; vermelho para o futsal; e amarelo para o futebol de praia.

Abril de 2014 a março de 2015: jogo do século
Entre abril e novembro do presente ano, vinte jogos de futebol amador vão ser transformados, de surpresa, em palcos de futebol de primeira, com árbitros, painéis de publicidade, observadores técnicos e cheerleaders. Um jogador de cada um destes jogos será selecionado para o «Jogo do Século» a disputar em março de 2015 entre esta seleção de cinte atletas e uma equipa formada por vários internacionais portugueses de diferentes escalões, variantes e géneros.

Maio de 2014: jantar do centenário e finais das Liga dos Campeões
Realização do grande jantar comemorativo do centenário da FPF na semana em que vão disputar-se as finais das Liga dos Campeões – masculina na Luz e feminina no Restelo.

Maio de 2014: 75 anos da Taça de Portugal
Um marco histórico da prova rainha que comemora 75 anos com a 74ª edição da final (houve duas épocas que não se realizou). A transmissão do jogo começará com imagens a preto e branco, relembrando os tempos em que assim se via televisão em Portugal.

Maior de 2014: jogo do centenário
Portugal-Grécia a 31 de maio no Estádio Nacional. Último jogo de preparação para o Campeonato do Mundo antes da partida para o último estágio nos Estados Unidos. Um jogo que também vai servir de homenagem a Eusébio.

Setembro a novembro de 2014
«Um século de história» vai ser o tema principal para um ciclo de conferências a realizar pela FPF em parceria com a Faculdade de Motrocidade Humana da Universidade de Lisboa.

Outubro de 2014: nova edição da «História do futebol português»
Reedição da obra publicada em 2010 com atualização do segundo livro que diz respeito à história desde 0 25 de abril de 1974 até aos nossos dias.

Novembro de 2014: congresso FPF 360
Congresso internacional a realizar pela FPF que terá como tema central a a gestão do futebol.

Novembro de 2014: gala das Quinas de Ouro
Primeira edição dos prémios Quinas de Ouro que passarão a ser atribuídos anualmente pela FPF às personalidades ou conjuntos de personalidades que mais se destacarem a cada época desportiva.