O central Felipe Lopes não vai poder ajudar o Nacional a somar mais um triunfo, em Vila do Conde. O capitão da equipa madeirense foi expulso frente ao Beira-Mar e, como tal, terá de cumprir castigo. Técnico novo, vida nova, aponta o brasileiro que acredita que o seu clube vai conseguir o passaporte para a Liga Europa.

«Sempre que há mudança de treinador, notamos algumas diferenças, pois cada treinador tem os seus métodos e filosofias. Cabe¿nos identificarmo-nos o mais rápido possível com esses métodos e assimilar rapidamente essa mesma filosofia», afirmou quando questionado sobre o novo técnico Pedro Caixinha.

O defesa alvinegro disse que o Nacional está «numa nova fase, com a equipa toda motivada e muito confiante», acrescentando: «No domingo, vamos procurar fazer tudo o que o treinador nos tem pedido nos treinos.»

É importante vencer o Rio Ave para não perder o ¿comboio da Europa¿: «O Nacional joga em qualquer campo para ganhar e somar os três pontos. Contra o Rio Ave não vai ser diferente. Vamos entrar fortes e determinados para vencer.»

O capitão da turma da Choupana mostrou-se de acordo com o seu presidente, Rui Alves, que afirmou que os jogadores também tiveram culpas na saída de Ivo Vieira: «Acredito que cada jogador tem a sua parcela de responsabilidade nos maus resultados. Podemos fazer mais e melhor dentro de campo. Ficámos tristes com a saída das pessoas que estavam connosco, mas o futebol é assim, depende-se dos resultados. De qualquer forma, vamos fazer tudo para alcançar os objectivos traçados no início da época.»

Felipe Lopes já vai na segunda expulsão. O defesa promete mais contenção no futuro: «São coisas do futebol e só acontecem a quem está dentro do campo. Não é habitual esta situação em mim. Vou continuar a trabalhar com muita confiança para que tal não volte a repetir-se.»

O brasileiro acredita que o Nacional ainda vai chegar aos lugares de acesso à Europa: «O quinto lugar está ao nosso alcance. Ainda faltam muitas jornadas e, se fizermos o que temos a fazer, vamos conseguir atingir a nossa meta.»

Quase duas horas a afinar a estratégia

Pedro Caixinha continua a preparar a visita ao Rio Ave à porta fechada. Esta quinta-feira, o técnico nacionalista dirigiu uma sessão que durou quase duas horas, onde deu particular atenção aos aspectos técnico-tácticos, testando a equipa que deverá utilizar em Vila do Conde.

O treino de conjunto foi muito animado e deixou-lhe boas indicações. No final da sessão houve ainda lugar ao ensaio de vários lances de bola parada. Amanhã, a partir das 10h30, cumpre-se novo treino, uma vez mais à porta fechada.