Rio Ferdinand riu-se das acusações racistas que lhe foram apontadas depois de ter usado o twitter para criticar Ashley Cole. O lateral do Chelsea foi testemunha abonatória do colega John Terry, acusado, e ilibado, de ter usado linguagem racista para com Anton Ferdinand, irmão de Rio, durante um jogo entre os «blues» e o Queens Park Rangers.
O central do Manchester United usou o termo «choc ice», o que desencadeou uma reação no twitter. Ferdinand escreveu: «Parece que Ashley Cole vai ser o choc ice deles [defesa]. Mas, na verdade, ele sempre foi um vendido. Devia ter vergonha». Ora, o internacional inglês apagou o que escrevera, mas nesta manhã defendeu-se.
O termo é entendido como uma referência a «negro por fora, branco por dentro». Ferdinand argumentou: «O que disse ontem não é um termo racista. É um tipo de calão/termo usado por muitas pessoas para descrever alguém que é falso.»
Os advogados do lateral do Chelsea também reagiram, mas para colocar água na fervura. «Ashley Cole tem conhecimento da discussão na sequência de comentário surgidos no Twitter e quer esclarecer que ele e Rio Ferdinand são bons amigos. Ashley não tem qualquer intenção de apresentar qualquer queixa e compreende que twittar é um processo rápido que muitas vezes resulta em comentários extemporâneos e desproporcionados.»