O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

IVO PINTO, DÍNAMO ZAGREB (CROÁCIA)

«Olá caros leitores do Maisfutebol,

Em primeiro lugar, por esta ser a minha crónica de 2014, queria desejar um bom ano para todos. Nos últimos dias de 2013 estive por Portugal. Foi bom regressar a casa, até porque já não ia à minha terra, Lourosa, há seis meses.

Em campeonatos como o croata há uma paragem grande devido às condições climatéricas e é possível estar com a família mais alguns dias na altura de Natal. É sempre um período de emoções fortes, junto dos mais próximos.

Chegar à rua onde cresci é uma sensação boa e diferente e regressar a casa é sempre bom para recarregar baterias para o resto da época e desligar-me um pouco do futebol. Aproveitar para tomar café com um amigo, jantar com outro e ir ao cinema; coisas que dificilmente consigo fazer na Croácia, em que tenho de estar sempre focado no meu trabalho como jogador. Em Portugal, o ambiente é sempre mais tranquilo e relaxante.

Nas ruas de Lourosa as pessoas perguntam sempre se está tudo a correr bem e se estou gostar na experiência no futebol croata. Normalmente, acompanham a minha carreira e sabem que estou numa equipa que está em primeiro lugar e que lá também jogou o Tonel, que também é da minha terra.

Depois destes dias, custa sempre regressar ao país onde estamos e saber que só volto dentro quatro/cinco meses a Portugal. Mas é já o segundo ano fora do país e já me estou a acostumar.

Com a Liga croata parada, a minha equipa, o Dínamo Zagreb, está a efetuar a tradicional pré-época de inverno. Para mim, é a primeira pré-época, porque, como cheguei em cima do começo do campeonato, praticamente não fiz a pré-época tradicional.

Estivemos alguns dias em Medjugorje, uma pequena localidade na Bósnia. Já é habitual o Dínamo passar uns dias neste sítio por esta altura e fomos recebidos com fogo-de-artifício e tínhamos uma falange de adeptos locais à nossa espera.


Antes de a Liga recomeçar, ainda vamos fazer um torneio na Alemanha e alguns amigáveis na Turquia.

Já tenho muitas saudades de jogar. Fizemos um jogo amigável na Bósnia que vencemos por 1-0, diante do Široki Brijeg, mas não é a mesma coisa de um jogo a sério.

Recomeçamos as partidas oficiais a 5 de Fevereiro, com um jogo em atraso contra o Istra Pula. Se vencermos esse encontro, ficamos com mais oito pontos que os segundos classificados, Rijeka e o Hajduk Split. Mas isso não significa que o título fique entregue e não podemos tirar o pé do acelerador.

Se pudermos ter mais pontos de avanço e pudermos ser campeões o mais depressa possível, não vamos deixar que tudo se decida na última jornada.

Até breve,

Ivo Pinto»