[artigo atualizado]

Doze dos emblemas que disputam a II Liga decidiram publicar um comunicado no qual agradecem o papel da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na gestão dos efeitos da pandemia de covid-19.

O documento é assinado por Farense, Nacional, Vilafranquense, Leixões, Chaves, Cova da Piedade, Ac. Viseu, Casa Pia, UD Oliveirense, Penafiel, Sp. Covilhã e Varzim.

Tendo em conta que o segundo escalão tem ainda as equipas B de FC Porto e Benfica, só Feirense (3.º classificado), Estoril (4.º), Mafra (5.º) e Académica (7.º) não assumiram esta posição conjunta. 

Recorde-se que, na quinta-feira, o Governo anunciou a intenção de retomar a Liga no último fim de semana de maio, mas não o segundo escalão.

Tudo indica que Nacional e Farense vão subir à Liga e que não haverá descidas, ainda que isso esteja por ratificar. Em reunião de presidentes realizada na sexta-feira também foi comunicado um apoio da FPF aos clubes da II Liga, no valor de um milhão de euros, e ainda um fundo disponibilizado pelos emblemas do principal escalão.

O comunicado dos doze clubes da II Liga está focado sobretudo no apoio federativo, e em concreto no presidente Fernando Gomes, mas depois destaca também os esforços de Pedro Proença, presidente da Liga, em busca de um consenso.

Leia o comunicado: