O International Board da FIFA vai analisar 13 propostas diferentes de tecnologia da linha de golo, para ajudar os árbitros a perceber se a bola entrou ou não. Esse é um dos temas em agenda na reunião do organismo responsável pelas leis do futebol, que está marcada para 20 de Outubro, em Gales.

A questão da tecnologia de baliza reacendeu-se depois do Mundial 2010 e sobretudo do golo não validado à Inglaterra na partida com a Alemanha. A FIFA já tinha anunciado que havia novas propostas tecnológicas, algumas das quais pode conhecer aqui.

O IB vai ainda avaliar a experiência dos cinco árbitros (dois de baliza), que está a decorrer em várias competições, e ainda avaliar a discussão sobre a chamada «tripla punição» num penalty (golo, expulsão e suspensão do jogador). A ideia por trás do debate é que é um castigo excessivo.

Além disso, a FIFA informa que será debatida a revisão das actuais Leis do Jogo, para encontrar formulações mais claras dos textos, que evitem más interpretações.

Este será o Encontro Anual de Trabalho do IB, que serve de preparação à Assembleia Geral Anual, a qual terá a sua 125ª edição a 4 e 16 de Março, em Cardiff.