O International Board da FIFA já tem em agenda para o seu encontro de Outubro a questão da tecnologia de linha de baliza. A garantia foi dada por Joseph Blatter, que falou de algumas das propostas que estarão em cima da mesa.

«O sistema Cairos-Adidas disse que tinha algo mais simples e o grupo italiano apresentado pela Federação italiana disse que tinha um sistema que é absolutamente preciso», afirmou o presidente da FIFA esta quarta-feira, numa conferência em Singapura.

O sistema Cairos, vulgarmente conhecido como bola com chip, já foi apresentado ao International Board, que sugeriu algumas alterações, mas depois não voltou a abordar o tema. Mas há mais hipóteses, prossegue Blatter. Incluindo o «hawk-eye», que apura a posição exacta da bola e é já usado noutros desportos.

«Temos de novo o Hawk-Eye e depois há uma companhia suíça de relógios, a Longines, que diz que tem algo que vai superar tudo o resto. Por isso, neste encontro, todas estas pessoas podem apresentar as suas propostas», revela Blatter.

O tema voltou a estar em cima da mesa depois de alguns momentos polémicos no Mundial, nomeadamente o golo não validado a Frank Lampard no Inglaterra-Alemanha do Mundial, por o árbitro ter considerado que a bola não entrou.