A Associação Europeia de Clubes (ECA) quer que a FIFA reduza o calendário internacional para seis datas duplas por época - exceptuando a altura da realização das grandes provas internacionais.

Cerca de 150 dos maiores clubes europeus reuniram-se e deixaram uma proposta para os responsáveis do organismo que regula o futebol mundial, escreve a Agência Lusa: restringir os compromissos internacionais aos jogos «com significado».

Segundo o presidente da ECA, Karl-Heinz Rummenigge, esse cenário «seria o ideal sob o ponto de vista dos clubes», acrescentando: «Recebi claros sinais de Joseph Blatter (FIFA) e Michel Platini (UEFA) de que reconhecem os nossos pedidos, mas não é fácil convencer as associações a seguir os nossos anseios.»

O actual calendário da FIFA permite que as federações nacionais chamem jogadores para nove datas duplas, mais seis particulares. Ou seja, 24 jogos.

Os dirigentes sugerem que os encontros particulares se realizem em Junho e Agosto. Rummenigge falou ainda da ideia de reduzir os grupos de qualificação de seis para quatro equipas.