Emanuel Medeiros vai integrar um grupo de trabalho da FIFA para estudar a redução para 18 do número de clubes participantes nas ligas nacionais. O facto de um português estar nas mais altas instâncias do futebol não é novidade, mas esta será a primeira vez que a FIFA terá um elemento externo a participar numa decisão do organismo, pois Medeiros estará como representante das Ligas Europeias de Futebol Profissional (LEFP).
Josep Blatter defende que qualquer liga europeia não deve ter mais do que 18 clubes participantes, pois o presidente da FIFA pretende desanuviar os calendários internacionais a pensar nas selecções e desagravar o número de jogos que os jogadores têm de suportar. Ligas como a inglesa, a espanhola, a francesa e a italiana têm 20 clubes e os respectivos lucros de bilheteira e de direitos televisivos estão em causa.
Com esta situação de resolução complexa a FIFA convidou, de forma inédita, um órgão externo para deliberar sobre uma eventual solução com as LEFP a aceitarem o convite fazendo-se representar pelo seu director geral, Emanuel Medeiros.