A FIFA está a ponderar acabar com os prolongamentos, já para o Mundial 2014, e talvez reintroduzir o golo de ouro. Joseph Blatter, presidente do organismo, pediu a dois comités que analisem a questão, com o objectivo de incentivar o jogo ofensivo.

«Podíamos ir directamente para os penalties a seguir ao tempo regulamentar, ou reintroduzir a regra do golo de ouro. Vamos ver o que resulta das reuniões dos Comités», afirmou Blatter ao site da FIFA.

O dirigente mostrou-se igualmente preocupado com o jogo demasiado defensivo a que se assistiu no início da primeira fase do Mundial 2010 e pretende estudar formas de incentivar o jogo mais positivo.

«Nos primeiros jogos da fase de grupos, na África do Sul, vimos algumas equipas que só queriam evitar a derrota, que jogavam para um empate desde o início. Temos de encontrar formas de encorajar futebol aberto em torneios como o Mundial, com as equipas a jogar para ganhar», defende.

Serão o Comité de Futebol e o Comité Técnico e de Desenvolvimento a analisar a situação, em reuniões a 18 de Outubro, devendo apresentar as conclusões durante a reunião do Comité Executivo da FIFA a 28 e 29 de Outubro.