Vários nomes do futebol russo juntaram-se para enviar uma carta Aleksander Ceferin e a Gianni Infantino, presidentes da UEFA e da FIFA, para que estes reconsiderem a decisão de suspender as equipas russas de todas as competições.

Entre estes, está o antigo internacional russo Dmitriy Alenichev, campeão europeu pelo FC Porto, em 2004.

«Não compreendemos nem aceitamos esta decisão. O futebol tem o objetivo de unir todas as pessoas pelo mundo. É o jogo mais popular, democrático e livre de qualquer forma de discriminação. Mas não será esta decisão da FIFA e da UEFA contra os russos um exemplo particularmente flagrante de discriminação? Jogadores de todas as idades, de clube e de seleção, meninos e meninas, adeptos, funcionários de organizações desportivas…todos serão afetados por esta decisão», lê-se na carta da Federação Russa de futebolistas veteranos.

As personalidades sublinham que «é muito difícil de prever o resultado» da decisão dos organismos que tutelam o futebol, além de entenderem que prejudica o futuro dos jogadores, que consideram serem alvos de discriminação.

«A Rússia sempre foi um parceiro confiável da FIFA e da UEFA. Em 2018 realizámos o melhor mundial de todos os tempos, de acordo com o Sr. Infantino. A Rússia sempre apoio os principais projetos e iniciativas apresentados pela FIFA e pela UEFA. Lembramos que a FIFA e a UEFA devem proteger os interesses da comunidade futebolística e pedimos para que revertam uma decisão discriminatória e perigosa em termos das suas implicações para o futebol mundial», concluem.