Aos 30 anos, o avançado brasileiro pode ser menos rápido, mas está cada vez mais letal na hora da finalização e é um dos elementos-chave do Benfica na corrida para o título, mantendo distâncias para o Sporting e aumentando a diferença para o FC Porto. Faltam oito pontos para levantar o caneco.

O golo da vitória em Braga foi o seu 100º marcado desde que está em Portugal e surge simultaneamente como o último grande obstáculo ultrapassado pelos encarnados até ao fim do campeonato (excluindo o clássico com o FC Porto na última jornada, em que tudo poderá já estar decidido).

Enquanto Cardozo continua afastado dos golos, Lima mantém a cadência de finalização, destacando-se como o melhor marcador da equipa, com 18 golos esta época, doze deles no campeonato. No ataque a dupla com Rodrigo funciona melhor do que nunca e em Braga até foi o hispano-brasileiro a assistir o colega para o tento solitário aos 13 minutos.



«A ideia é pensar nos jogos que faltam. Se pensarmos de forma diferente vamos ficar acomodados. Faltam cinco jogos e temos de manter a mesma ideia, a mesma sequência», disse o avançado no final do jogo, momentos depois de ter falhado o segundo golo, mesmo na parte final do encontro.

Depois de a meio da semana não ter conseguido marcar ao FC Porto, Lima regressou aos golos, atingindo a tal marca dos 100 golos por equipas portuguesas. Um trajeto iniciado na longínqua temporada de 2004/05, quando assinou pelo Vizela e não marcou qualquer golo. Alguns anos depois voltaria renovado, após passagens por vários clubes brasileiros, e não precisou de muito tempo para ganhar destaque.

No Belenenses marcou doze golos, com o primeiro em Portugal a surgir no dia 27 de outubro de 2009, frente ao Gil Vicente, na Taça da Liga. Três dias depois estreou-se no campeonato e em grande, apontando um golo no Estádio do Dragão no empate com o FC Porto (1-1). 

 

Em 2010 já estava em Braga, subindo mais um patamar e com 14 golos no final dessa temporada. Sempre a subir, viria a apontar 26 em 2011/12 (melhor marcador da Liga), alcançando o golo 50 a 26 de março de 2012, na vitória dos arsenalistas sobre a Académica (2-1). Dois anos depois consegue dobrar a cifra, já no Benfica.

Nas suas cinco épocas em Portugal, o brasileiro bisou por 16 vezes e conseguiu três hat-tricks, sendo que um deles terá sido o que o catapultou para voos mais altos, pois aconteceu na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, quando marcou três golos aos Sevilha. O único hat-trick no Benfica aconteceu na época passada, na goleada (6-1) ao Rio Ave.



Dividindo por competições, Lima marcou 65 golos na Liga Portuguesa, 11 na Taça de Portugal, 9 na Taça da Liga, 6 na Liga dos Campeões e 9 na Liga Europa. Mas faltam-lhe títulos, algo que pode ser resolvido em breve.