Gabriel soube da morte da avó poucas horas antes do jogo com o Desp. Chaves, mas decidiu jogar. A informação foi dada por Bruno Lage na conferência de imprensa após a goleada imposta na Luz aos flavienses, mas é a mensagem publicada nas redes sociais pelo médio após o encontro que ajuda a compreender a decisão.

Numa homenagem à «Rainha», Gabriel revela que aprendeu com a avó a rir «por mais triste que o momento fosse» e que utilizou os ensinamentos que ela lhe deu para «amenizar a dor» do momento.

E assim, o que ele fez dentro de campo foi dar brilho a um momento de luto, arrancando uma exibição de encher o olho, que lhe valeu a distinção como o homem do jogo para o Maisfutebol, bem como a de figura da jornada.

Se formos olhar às estatísticas, apesar de ter sido um dos jogadores com melhor pontuação, segundo os dados da Opta, o mais relevante que percebemos é a assistência para o golo de Seferovic, mas também no capítulo do passe longo o brasileiro mostrou toda a qualidade, empurrando claramente as águias para a vitória.

A melhor exibição da época de um jogador que cresceu com a entrada de Lage na equipa, mas que também tem contribuído muito para que a águia tenha voado ao ponto de chegar ao estádio do Dragão com a possibilidade de sair líder, em caso de vitória.