Marco Matias é, à 28ª jornada, o melhor marcador português do campeonato. O avançado Nacional marcou dois golos na vitória sobre o Gil Vicente (3-2) e chegou à marca de 13 golos. Entre portugueses, o jogador dos alvi-negros madeirenses é líder isolado entre os melhores concretizadores – tendo deixado o vimaranense André André dois golos para trás.

Figura da ronda 28 da Liga pela importância da exibição no triunfo pela margem mínima, Marco Matias conseguiu o segundo «bis» da carreira no campeonato português. O jogo de domingo é um espelho de uma época que está a confirmar a aposta feita pelo clube madeirense.

O avançado de 25 anos assume-se mais agressivo explicando que a evolução do desempenho em campo acaba por estar dependente da aposta que o Nacional fez em si. «Tornei-me um jogador mais agressivo. E agradeço ao professor Manuel machado por acreditar em mim», assumiu ao Maisfutebol o jogador que chegou de Guimarães nesta época para ser referência no ataque do Nacional.

«Sinto-me feliz, é uma recompensa pelo trabalho e pelo esforço para chegar onde estou a chegar», reforça o avançado fazendo questão de agradecer aos companheiros de equipa, pois, «sem eles não era possível».



E possível é também chegar aos 16 golos quando faltam realizar seis jornadas da Liga; uma marca atingida por João Tomás em 2010/11; o último melhor registo de um português na tabela dos marcadores – Bebé marcou 11 golos em 2013/14; Éder e Edinho fizeram em 2012/13 os 13 golos que Marco Matias já conseguiu; em 2011/12, foi também João Tomás o melhor luso da tabela de marcadores, com 11 golos.

«São marcas que nos obrigam a melhorar», assume Marco Matias admitindo mesmo que «gostava de deixar uma marca no Nacional». Assim, o seu «objetivo é continuar a marcar». «Mas eu não gosto de colocar metas ao meu desempenho», garante o avançado voltando a fazer questão de se mostrar um jogador entre outros: «Os meus colegas têm-me dado os parabéns, ficamos orgulhoso porque estamos a singrar e, neste momento, o mais importante é o coletivo.»

«Estamos a lutar por um lugar europeu, que acho que podemos conseguir. Não escondemos que queremos chegar ao quinto lugar. E, enquanto matematicamente for possível, vamos acreditar», afirma Marco Matias analisando que, na jornada que passou, «era importantíssimo não desperdiçar pontos frente ao Gil Vicente».

«Está a apostar-se nos portugueses mais do que nunca»

O triunfo foi importante para manter as aspirações europeias, ao mesmo tempo que terminou uma série de seis jogos sem ganhar para o Nacional – em que se verificou a eliminação da Taça de Portugal nas meias-finais. Marco Matias destaca o «desgaste contra o Benfica» para o campeonato e também «o jogo em Alvalade [para a Taça] durante a semana» para explicar que preferiu o resultado à exibição.

Num jogo com cinco golos, Marco Matias foi o único jogador luso a marcar. Mas o nº77 do Nacional volta a mostrar esperança em ser mais um entre outros. «Agora, mais do que nunca, está a apostar-se nos jogadores portugueses, o que já devia ter acontecido há mais tempo», considera o avançado sem se esquecer de frisar que «há estrangeiros que se destacam e [que] é por isso que estão nos grandes». «Mas eu vejo os jogadores portugueses a evoluir», reforça.