O mau momento do holandês Bas Dost entregou o Sporting ao compasso de um só jogador. Bruno assiste; Bruno marca; Bruno disfarça as lacunas evidentes de um leão a atravessar graves problemas fora e dentro das quatro linhas.

Neste domingo, diante do Portimonense em Alvalade, o médio português voltou a brilhar.

«Um golo, de penálti, já depois de duas assistências, e uma liderança pelo exemplo. Foi sobretudo dele a pressa que permitiu ao Sporting estar a vencer por 2-0 ao minuto 11 e depois fechou as contas da marca de onze metros ao minuto 90. É, por estes dias, o único jogador que verdadeiramente empolga os adeptos leoninos», escreveu o jornalista Nuno Travassos nos destaques da partida.

Com o golo apontado no fim de semana, Bruno Fernandes chegou aos 23 remates certeiros em 2018/19 e tornou-se no médio mais goleador de sempre dos leões numa só temporada, superando o registo de 22 golos de António Oliveira, em 1981/82. Mais do que isso: soma mais dois golos do que Bas Dost, «abono de família» do Sporting desde o verão de 2016.

Numa altura em que a época caminha para o fim e será quase impossível acalentar na Liga a algo mais do que o 3.º lugar atualmente ocupado pelo Sp. Braga, Bruno Fernandes carrega sobre os ombros todo o peso de um leão sôfrego.