Ganhar uma final ao FC Porto em Portugal não é algo de que todos se possam gabar. O Tondela fê-lo na segunda-feira ao derrotar os azuis e brancos em pleno Estádio do Dragão. A primeira de sete finais vistas da perspetiva do último classificado da Liga está ganha. E, agora, que venha a próxima; é o ânimo que caracteriza no presente os tondelenses.

O marcador do golo (solitário) que deu a vitória ao Tondela em casa do FC Porto foi Luís Alberto. O médio de 32 anos personificou a luta que a equipa de Petit mantém quanto à manutenção na Liga com um grande remate que deixou Iker Casillas sem defesa.

Mas significou ainda algo mais: o triunfo que anima o Tondela deixou o FC Porto a nove pontos do primeiro lugar quando faltam jogar seis jornadas. A conclusão é nossa: o golo de Luís Alberto pôs fim às esperanças dos dragões em chegar ao título. E é por tudo isto que Luís Alberto é a Figura da Jornada 28 para o Maisfutebol.

Se a avaliação deste jogo é feita de forma plural, Luís Alberto também não se pauta pelo individualismo e diz que ter marcado o golo do triunfo «não tem um significado particular». «É uma vitória importante para todos nós e para a nossa luta», vincou ao Maisfutebol o médio brasileiro num depoimento por escrito.

E fazer tudo aquilo com Iker Casillas na baliza também não o põe em bicos de pés. «Marcar ao Casillas não é especial porque se fosse contra o Bracalli, o Helton ou o De Gea para mim não mudaria nada e este golo não é fruto do acaso», garante Luís Alberto com uma confissão: «Quem trabalha no dia a dia com a equipa sabe que treino muitas vezes este tipo de finalização e tive a felicidade de poder contribuir neste jogo para o sucesso da equipa.»

No final do jogo, Luís Alberto marcou a posição coletiva quando disse que todos davam o Tondela como morto. Nada mais errado; quer pelos factos, quer pela crença: «Tínhamos sete finais, vencemos uma e temos mais seis pela frente. O que disse após o jogo é que nós continuamos a acreditar muito na manutenção e que não vamos atirar nunca a toalha ao chão. Falou-se que o Tondela estaria já condenado e essa vitória vem provar que estamos na luta e bem vivos.»

A próxima jornada tem uma importância enorme para as contas dos Tondela no plano da teoria, pois pode acontecer uma aproximação ao 15º lugar em caso de vitória frente ao U. Madeira. Se o antepenúltimo Boavista recebe o Arouca num jogo de tripla, a penúltima Académica tem um jogo de dificuldade máxima frente ao líder Benfica.

É um cenário que na teoria pode ter concretização feliz para o Tondela, mas Luís Alberto não quer fazer contas que não dependem da sua equipa. E faz questão de deixar todos os resultados em aberto: «Nós pensamos somente nos nossos jogos e o próximo é um jogo muito difícil contra uma equipa forte como é a do União da Madeira. Sabemos que nos esperam dificuldades e não estamos preocupados com os outros jogos.» «No fim do campeonato é que se farão as contas», acrescenta.

O Tondela é o último classificado do campeonato, mas é também a equipa da Liga que mais pontos conseguiu somar depois de jogar na casa de Benfica, Sporting e FC Porto. Somou quatro pontos fruto da vitória no Dragão e do empate em Alvalade. Luís Alberto tem uma explicação para aqueles dois fatores: «A classificação não condiz com a qualidade da nossa equipa. Não merecíamos de todo esta posição na tabela e temos trabalhado muito duro para inverter os resultados.»

Sendo esta a segunda passagem do médio brasileiro pelo futebol português – esteve no Nacional entre 2008 e 2011, ano em que ainda representou o Sp. Braga, Luís Alberto cumpriu o jogo 100 na Liga nesta segunda-feira. Não podia ter tido melhor prémio individual, mas, mais uma vez, fala no plural: «Tem sido um dia de felicidade pelos três pontos acima de tudo, não tanto pelo golo. É bom marcar mas o que importa é a equipa.»

«É um dia feliz para mim e para os meus companheiros. As pessoas têm-me dado os parabéns pela exibição e pela vitória do Tondela», conta Luís Aurélio sobre as consequências do seu segundo golo nesta liga. Mas tudo gira à volta do todo; agora reforçado: «Depois desse jogo os adeptos ganharam confiança de novo, só nós jogadores e estrutura do Tondela é que nunca perdemos a confiança de que a manutenção é possível e vamos lutar até ao fim por esse objetivo.»