Danny Welbeck foi o homem da noite no Emirates Stadium, em Londres, ao marcar três golos na vitória por 4-1 do Arsenal sobre o Galatasaray. E mais. Foi o homem desta quarta-feira da Liga dos Campeões com os três disparos certeiros conseguidos em meia hora.

Com golos aos 22, 30 e 52 minutos, o jovem avançado inglês teve uma noite de sonho – os golos de Alexis Sánchez (41 minutos) e de Burak Yilmaz (63) compõem o resultado final do jogo. Aos 23 anos, Danny Welbeck marcou o seu primeiro «hat-trick» enquanto senior.


<script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

A mudança de Manchester para Londres parece estar a fazer-lhe bem. A transferência só aconteceu no último dia, mas Welbeck já sabia o que o esperava em Old Trafford – depois de ser opção de segunda linha, Louis van Gaal dispensava a sua ajuda.

Ora, esta quarta-feira, os três disparos certeiros de Welbeck acabaram por apanhar o novo treinador do Manchester United pelo caminho da goleada do Arsenal. As reações nas redes sociais foram inúmeras e não pouparam o técnico holandês.

Este é um dos exemplos mais sarcásticos imaginando a reação de Van Gaal ao saber dos golos por Robin Van Persie, um dos seus avançados de eleição na equipa.


<script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Já como jogador contratado pelo Arsenal (por mais de 20 milhões de euros), Welbeck voltou aos golos pela seleção inglesa – após mais de um ano sem marcar – e, no dia 8 do mês passado, marcou os dois golos do triunfo sobre a Suíça na primeira jornada do apuramento para o Euro 2016.

Três dias depois, Van Gaal apresentou os seus novos reforços Radamel Falcao e Daley Blind. A questão Welbeck não foi esquecida, nem o holandês se furtou a dar explicações. O treinador do United referiu que o avançado inglês «jogou três temporadas pela primeira equipa, mas não tem os registos de Robin van Persie ou Wayne Rooney». «E esse é o patamar», frisou.

«Foi por isso que o libertámos. Por causa de Falcao, mas também para permitir que os mais novos possam entrar. É essa a nossa política. É por isso que estou aqui», assumiu o treinador holandês. Novamente, as redes sociais não deixaram passar estas palavras depois do «hat-trick».


<script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Welbeck é um jogador nascido em Manchester, de 23 anos, que dividiu o seu período de formação entre o United e o Sunderland. Em 2011, entrou finalmente para a equipa principal dos «red devils». Em 142 jogos pelo Manchester United marcou 29 golos.

Na altura das declarações de Van Gaal, a «BBC» não se esqueceu de referir também que Wayne Rooney (28 anos) marcou 217 golos em 445 jogos pelo United; enquanto Van Persie (31 anos) marcou 48 golos em 78 jogos.

Nesta primeira época pelo Arsenal, Danny Welbeck
tem três presenças em jogos (256 minutos) com um golo conseguido na Premier League e tem os 180 minutos completos dos dois jogos do Arsenal na Liga dos Campeões, com os três golos marcados nesta noite – a terceira vez que um «gunner» o conseguiu.


<script async="" src="//platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Algumas considerações sobre um «novo Henry» já começaram também a ser feitas nos comentários online, mas essa história é para outro dia...