Filipe Soares Franco oficializou nesta quinta-feira, em Lisboa, a candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

«Sou candidato à presidência da FPF. Estão reunidas as condições para voltar a assumir responsabilidades na vida desportiva nacional», começou por dizer o ex-presidente do Sporting, nesta quinta-feira, em conferência de imprensa.

Segundo o candidato, «o futebol nacional padece de vícios e resistências à mudança», pelo que pretende «liderar a FPF de forma independente». «Tenho muito para dar ao futebol nacional», prometeu. «O meu projecto assenta na vontade de dirigir a FPF de forma independente e sem esta independência não há credibilidade», defendeu.

«A minha candidatura surge de um desafio feito por algumas associações, mas não estou aqui porque essas associações me empurraram. Estou aqui por que é meu desejo pessoal», assegurou o ex-líder dos leões, que revelou não ter ainda o apoio de qualquer clube.

«Não falei com nenhum presidente dos clubes portugueses, não falei com a grande maioria das pessoas que têm dito que tenho falado. Informei apenas Godinho Lopes que ia apresentar a minha candidatura. Ficarei surpreendido se o Sporting apoiar outros candidatos que não tenham as características que eu tenho para este cargo», garantiu.

Quanto à alegada preferência de Benfica e Sporting por Fernando Seara, bem como a continuidade de Paulo Bento na Selecção, o antigo dirigente leonino não quis tecer comentários.

Filipe Soares Franco é o segundo candidato à presidência da FPF, depois do anúncio de António Sequeira, antigo secretário-geral da Federação. As eleições estão marcadas para 10 de Dezembro.