Vamos supor que o leitor gosta muito, mas mesmo muito, de futebol. Vamos supor, ainda, por absurdo, que neste fim de semana quer dar folga às emoções intermitentes da Liga portuguesa e fixar atenções no que se passa por essa Europa fora. O difícil é escolher, certo? É aqui que nós entramos: planeámos o seu fim de semana ao milímetro, para que não tenha de gastar energias a fazê-lo. Avisamos já que este é um programa de treino altamente ambicioso. Se não está seguro das suas capacidades, pode sempre acompanhar a evolução dos resultados nos vários campeonatos, com fichas de jogo e marcadores aqui. Caso contrário, venha daí connosco.

Não será o único, nem sequer o principal, foco de atenção num fim de semana pródigo em grandes jogos. Mas comecemos por José Mourinho, que vai tentar, neste sábado, evitar a pior sequência de resultados na sua carreira de treinador com uma vitória sobre o Fulham, no dérbi de Londres (17.30, na Benfica TV). Antes, como aperitivo, há um Liverpool-Southampton, com os «reds» a defenderem a liderança em Anfield, diante da equipa de José Fonte (15 h, Benfica TV).

Tudo sobre a Premier League

Na verdade, a animação começou mais cedo, em Nuremberga, a partir das 14.30. Depois das emoções fortes na Liga dos Campeões, da expulsão de Jürgen Klopp e da primeira derrota da temporada, em Nápoles, o Borussia Dortmund quer manter o registo cem por cento vitorioso na Bundesliga, diante de um Nuremberga que ainda não sabe o que é ganhar. Nos últimos 20 anos, os amarelos só perderam uma vez no antigo Frankenstadion, mas nunca fiando (SportTV Live, 14.30).

Tudo sobre a Bundesliga

Três horas depois, no Arena de Gelsenkirchen, o Bayern de Pep Guardiola vai fazer concorrência direta ao Chelsea, de Mourinho: o pontapé de saída para o Schalke-Bayern Munique é à mesma hora (17.30 h, SportTV3) e obriga a escolher lados. No frente a frente entre duas equipas moralizadas pelas vitórias recentes na Liga dos Campeões, é o Schalke quem mais precisa de pontos, depois de um início de época atribulado, com apenas um ponto nas três primeiras jornadas.

Tudo sobre La Liga

A ementa de sábado não acaba aqui, já que os dois líderes da Liga espanhola entram em campo, respetivamente, às 19 horas (Rayo Vallecano-Barcelona, SportTV Live) e às 21 (Valladolid-At. Madrid, SportTV 2). Neste último caso, com o aliciante extra de permitir aos portistas ver em ação o próximo adversário da sua equipa na Liga dos Campeões.

Domingo é a doer

Se conseguiu encaixar todos esses compromissos na sua agenda de sábado, está de parabéns. Mas fique a saber que o mais difícil ainda está por vir: este domingo não é dia para crianças de coro. Um Arsenal-Stoke City (13.30, Benfica TV) será suficiente para pôr em causa um almoço em família? Talvez não, até porque meia hora mais tarde começa um dérbi de Roma que pode valer a liderança da série A (14 h, SportTV 1). Prato principal? Não, porque a partir das 16 horas há um item inadiável na ementa: o dérbi de Manchester, com o City como anfitrião, no primeiro clássico de Manuel Pellegrini à frente dos «sky blues» (16 h, Benfica TV).

Tudo sobre a Série A

Pelo meio, sem transmissão direta prevista para Portugal, há um Besiktas-Galatasaray com vários portugueses envolvidos. Mas, pronto, foi para isto, entre outras coisas, que se inventou a internet, certo? Não se distraia: o teste de resistência acentua-se a partir das 18 horas, com o Real Madrid-Getafe (SportTV 1), a anteceder um apaixonante PSG-Mónaco (20 h SportTV 3), no primeiro frente a frente entre os principais candidatos ao título francês. Acessoriamente, o duelo também serve para decidir a coroa de novo-rico do momento no futebol europeu.

Tudo sobre a Ligue 1

No Parque dos Príncipes, enquanto os adeptos do Benfica vão fixar os olhos nas movimentações do próximo adversário dos encarnados na Liga dos Campeões, Moutinho e Ricardo Carvalho dominam as atenções dos outros portugueses. À falta de melhor, o resto do mundo, terá de contentar-se com o duelo entre Ibrahimovic e Falcao.

No meio de tudo isto, faltou-lhe espaço para encaixar o clássico holandês entre o PSV e o Ajax (15.30 h SportTV2)? Não se preocupe: umas horas a menos de sono, antes do regresso ao trabalho, resolvem esse problema, com a retransmissão em diferido, às 2.20 da manhã, na SportTV. Nós avisámos que era duro. O que vale é que há cinco dias para recuperar até ao próximo teste.