[artigo atualizado]

A SAD do Sporting anunciou esta quarta-feira ter feito um encaixe de 65 milhões de euros. A verba diz respeito a receitas do contrato de cedência de direitos de transmissão televisiva e multimédia com a NOS.

De acordo com o comunicado enviado à CMVM pela SAD leonina, a entrada deste dinheiro servirá para «subsitituir passivos, financeiros e não-financeiros». 

O Sporting não revela neste documento a que entidade foram cedidos os créditos, embora se possa ler que a SAD garantiu um mecanismo para «recuperar a titularidade ou benefício económico» quando reembolsar as obrigações titularizadas. 

Leia o comunicado na íntegra:

«1. A Sociedade procedeu, na presente data, à cessão dos créditos decorrentes do contrato de cessão de direitos de transmissão televisiva e multimédia, de exploração da publicidade estática e virtual do Estádio José Alvalade, de distribuição do canal Sporting TV e direitos de patrocinador principal, celebrado a 28 de Dezembro de 2015, entre a Sporting SAD, a Sporting Comunicação e Plataformas, S.A. e a NOS Lusomundo Audiovisuais, S.A.

2. Os créditos cedidos servirão para colateralizar a emissão de obrigações titularizadas até ao reembolso integral das mesmas, tendo ficado assegurados mecanismos contratuais necessários, que permitirão à Sporting SAD recuperar a titularidade ou benefício económico dos créditos, simultaneamente com o reembolso das obrigações titularizadas, o que poderá acontecer antecipadamente e a qualquer momento na sequência de solicitação da Sociedade.

3. Esta operação permitiu o encaixe financeiro no montante de € 65.000.000, destinando-se as receitas líquidas da mesma a substituir passivos, financeiros e não-financeiros.»