Fiorentina e Bayern disputam a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões no Artemio Franchi, em Florença, numa partida de futebol que promete. Os «bárbaros» têm uma vantagem mas de apenas um golo. Apesar do mau momento da Fiorentina no calcio, Van Gaal já afirmou que os alemães não estão em Florença para fazer turismo.
A partida decorrerá na terça-feira (9 de Março) e foi classificada pelo treinador dos italianos, Cesare Prandelli, como a mais importante da temporada. O treinador dos «viola» está confiante para este confronto, tentando redimir a má classificação na Liga italiana e crê que os seus jogadores estão prontos para fazer história.
A verdade é que a Fiorentina tem quase tudo a seu favor para passar a eliminatória. Jogando em casa e com a tarefa de marcar e não sofrer golos em mente, a equipa italiana defronta um Bayern que neste momento é o líder alemão. O técnico da Fiorentina já avisou os seus adeptos de que o futebol praticado pela equipa não será bonito, mas sim pragmático e objectivo, com vista à reviravolta na eliminatória que os alemães lideram por 2-1.
Cesare Prandelli tem uma baixa no seu plantel de peso: Adrian Mutu. O romeno voltou a ser motivo de conversa depois de ter chumbado os testes anti-dopping e é a principal ausência da partida para o lado italiano.
Do lado do Bayern o caso muda de figura: Van Gaal não pode contar com os lesionados Demichelis e Diego Contento. Mesmo assim o holandês tem à disposição a sua armada, composta por Robben, Ribéry, Müller e Mario Gomez. O embate entre italianos e alemães será ajuizado pelo espanhol Undiano Mallenco.