Cinco finais no currículo, nenhum troféu. O V. Guimarães vai estar na decisão da Taça de Portugal pela sexta vez e, agora, «quer fazer história» e levar, por fim, o título para a cidade minhota.

O representante dos vimaranenses, Flávio Meireles, afirmou isso mesmo na conferência de apresentação da final do Jamor, que será disputada com o Benfica.

«A equipa fez o campeonato que fez, ficando em nono lugar não belisca em nada o trabalho que foi feito por todo o grupo de trabalho», disse o antigo médio do Vitória, agora dirigente.

«Estamos nesta final para fazer história, não queremos estar presentes em mais uma final, queremos de uma vez por todas conquistar o troféu», assumiu Flávio Meireles, na sede da Federação.

«Esta é uma equipa jovem, com ambição, a maior parte dos jogadores vão estar presentes neste ambiente pela primeira vez, vão desfrutar ao máximo da festa, mas concentrados e com espírito único de vitória», continuou o diretor do Vitória.

«É isso que nos move e é isso que nos vai trazer de Guimarães para Lisboa. Vamos fazer os possíveis para que à sexta seja de vez», garantiu.

A última presença do Vitória no Jamor foi há duas épocas. Nessa quinta final, perdeu para o FC Porto. «Esse jogo já faz parte do passado, só há dois ou três jogadores que estiveram nessa final», recordou Flávio Meireles.

«É uma equipa jovem que quer mostrar o seu valor, e melhor palco que este não poderão ter. Esta é mais uma final, um jogo completamente diferente, e há outra equipa pela frente. Numa final, é sempre difícil assumir favoritismo. Mas temos a nossa quota parte e vamos agarrar-nos a ela», concluiu.