O Fluminense festejou a conquista do campeonato brasileiro a três jornadas do final e, ainda no relvado, o capitão Fred disse uma frase que deixou Abel Braga emocionado.
«Não sou o cara. É a equipa. Hoje eu tenho o prazer de falar que esta é a equipa mais unida em que eu já joguei», disse o avançado, herói do jogo do título e melhor marcador do Brasileirão.
«Vocês sabem o que eu sinto, mas o que ele falou é a coisa mais importante da vida. Porque eu sei como estavam as coisas quando eu cheguei. Essa declaração do nosso capitão é mais importante que o título», reagiu Abel Braga, contando depois um episódio que se passou esta semana para reforçar essa ideia.
Conta Abel que Fred foi falar com ele para interceder pela renovação de Diguinho: «O capitão veio falar assim: 'Pô, tu não vai ficar com fulano? O contrato dele acaba'. O Fred, o cara mais alto da equipe está preocupado com o cara que é baixinho. Claro que temos probleminhas diários, mas o jogador aqui é assim. Temos um bom ambiente, o que permite termos o comprometimento necessário.»
«Eu ganhei coisas até mais importantes no Internacional, mas nunca foi dessa maneira. Tudo começou no segundo turno no ano passado. São esses caras que são competentes. Ganharam o segundo turno, o Carioca,  fizeram boa Libertadores e agora conquistaram o Brasileirão», disse, destacando mais uma vez a união como o grande segredo desta equipa: «O grupo não é tão excecional quanto falam, pois tem muitos garotos ainda, mas tem comprometimento e união para vencer este campeonato. Se você tem uma ótima equipe e um ambiente ruim não ganha, mas nosso ambiente era maravilhoso.»
O treinador que passou por vários clubes em Portugal, do Rio Ave ao V. Setúbal, passando por Famalicão e Belenenses, conquistou pela primeira vez o campeonato brasileiro, depois de já ter ganho a Taça Libertadores e o Mundial de clubes com o Internacional de Porto Alegre, garantiu esta noite, depois do jogo com o Palmeiras, que vai continuar no Flu. «Vou ficar», disse, acabando com as dúvidas e a especulação de poderia rumar ao Internacional depois do fim do contrato, em dezembro.