O Sporting continua a ser o clube português com mais jogadores da sua formação nas Ligas europeias, de acordo com a análise do Centro Internacional de Estudos Desportivos (CIES).

A formação leonina surge na quinta posição do «ranking», com 55 jogadores da sua formação entre os principais escalões de 31 países (Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Chipre, Rep. Checa, Dinamarca, Inglaterra, Espanha, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Escócia, Sérvia, Suíça, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Turquia e Ucrânia).

Há um ano o Sporting tinha menos um jogador (54), mas estava um lugar acima na tabela (4º). Refira-se que dos 55 jogadores contabilizados este ano, sete estão no próprio plantel leonino.

O segundo clube português da lista é agora o Benfica, que passou de 40 para 51 jogadores (cinco deles no próprio plantel), e assim subiu da 18ª para a 10ª posição. 

O FC Porto passa de 41 para 45 jogadores da sua formação nas Ligas europeias (um deles no próprio plantel), e passa do 16º para o 13º lugar.

No topo da lista continua o Ajax, com 71 jogadores da sua formação espalhados pela Europa (sete dos quais no próprio plantel). O segundo lugar é agora do Dinamo Zagreb (67), que ultrapassou o Partizan (61).

Se tivermos em conta apenas as cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), então a formação que mais as alimenta é a do Real Madrid, com 41 jogadores, oito dos quais no seu próprio plantel. Segue-se o Barcelona, com 34 (sete no seu plantel), e o Lyon a fechar o pódio, com 31 (onze no seu plantel).

Neste «ranking» alternativo do CIES aparece apenas um clube português, o Sporting, que formou 16 jogadores para as «big five».