O piloto português Tiago Monteiro vai ver adiada a estreia do seu novo monolugar, o Jordan-Toyota EJ15B, por falta de fiabilidade. «O EJ15B ainda não tem quilometragem suficiente para atestar da sua fiabilidade, que dê para o estrear já no Grande Prémio de França», disse Monteiro, que no passado domingo foi terceiro classificado entre seis pilotos em Indianapolis, no Grande Prémio dos EUA.
No segundo dia de treinos no circuito da Catalunha, em Montmeló, arredores de Barcelona, o piloto português e a sua equipa concluíram que a próxima prova do Mundial de Fórmula 1, em Magny-Cours, não vai ser a primeira do novo carro, estando ainda em dúvida a sua utilização no Grande Prémio da Grã-Bretanha, em Silverstone, a 10 de Julho.
A Jordan Grand Prix pretendia experimentar a evolução do novo monolugar a 3 de Julho, na corrida francesa, a 10ª da temporada, mas a pouca rodagem do monolugar e os problemas de refrigeração no sistema de óleo inspiram pouca confiança.
«"O carro é, de facto, bastante diferente em termos aerodinâmicos, mas não tive oportunidade de sentir o efeito das evoluções nas poucas voltas que dei», acrescentou Monteiro.
Entretanto, o novo carro será entregue ao piloto de testes, o holandês Robert Doornbros, para mais algumas experiências, estando ainda previstas para breve novas sessões de treinos no circuito francês de Paul Ricard.