Tiago Monteiro voltou este domingo a completar mais uma prova do Mundial de Fórmula 1 tendo terminado todas os Grandes Prémios disputados e igualando agora no Canadá o seu melhor resultado da época: o 10.º lugar.
Mas o piloto português da Jordan reconheceu que passou por várias dificuldades no circuito Gilles Villeneuve. «Não posso esconder a minha satisfação por, mais uma vez, ter cumprido os objectivos da equipa», referiu Monteiro, citado pela agência Lusa.
O piloto português foi afectado por dores no ombro que contribuíram para que tenha sido «muito difícil trazer o carro até final, especialmente nas últimas 10 voltas» e a entrada do safety car à 47.ª volta acabou também por ser prejudicial para o seu carro: «Os pneus arrefeceram e logo a seguir começou a chover em determinadas partes do circuito, o que prejudicou significativamente a minha performance. Manter o Jordan em pista foi muito complicado.»
Tiago Monteiro é o estreante com mais Grandes Prémios terminados e apenas o japonês Felipe Massa (Sauber) conseguiu igualmente terminar até agora todas as provas do Mundial. Pontos a favor do português, numa altura marcada por sinais de crise na Jordan. A equipa assitiu na última semana ai afastamento do director desportivo Trevor Carlin e a desentendimentos públicos entre o piloto indiano Narain Karthikeyan e o director da equipa, Colin Kolles. O dirigente disse que o piloto tinha de ter melhor desempenho e Kartikeyan respondeu defendendo que o carro era «mau de guiar» e que a equipa devia preocupar-se em melhorá-lo.