A participação da equipa Minardi no Grande Prémio da Austrália, prova inaugural do Mundial de 2005 de Fórmula 1, está em risco depois de a equipa Red Bull ter assumido uma posição idêntica à da Ferrari, que não autoriza a participação de um monolugar que desrespeite as novas regras que entrarão em vigor.
O patrão da Red Bull, Cristhian Horner, manifestou solidariedade com a posição tomada pela Minardi, no entanto acrescenta que as regras são para cumprir: «Eu simpatizo com a posição deles (Minardi) mas regras são regras.»

A equipa de Paul Stoddart vê assim diminuídas as possibilidades de se estrear já este fim-de-semana. «Espero na sexta-feira de manhã poder orgulhosamente dizer que tenho as dez assinaturas», afirmou Stoddart, que neste momento só possui oito assinaturas.
O patrão da Minardi irá nas próximas horas procurar chegar a um consenso com o director da Ferrari, Jean Todt. «Sem a sua assinatura estamos com problemas. Eles estão a manter-me fora mas espero que essa situação se possa reverter.», explicou Stoddart.
A Minardi poderá assim ficar de fora da estreia do Mundial, isto se não obtiver as autorizações necessárias ou não proceder às alterações impostas pelo novo regulamento, que passam por restrições aerodinâmicas nos monolugares, alterações nos pneus e no motor.