Tiago Monteiro ficou mais longe de poder voltar a correr no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 depois de a escuderia Spyker, a antiga Midland, ter elegido o alemão Adrian Sutil em detrimento do piloto português para constituir dupla com Christian Albers para a temporada de 2007.
Sutil, de 23 anos, tinha feito apenas três testes na época passada com os carros da então designada Midland passa agora a piloto principal. «Adorei andar no paddock este ano e, para ser honesto, pensava que ia ser piloto de testes em 2007. Agora vou usufruir do melhor presente de Natal que já tive», destacou o feliz piloto alemão que, em 2006, venceu o campeonato japonês de F3.
Tiago Monteiro, depois de vários meses em negociações, fica assim mais longe dos holofotes da F1, mas ainda existe a possibilidade, uma vez que a Toro Rosso ainda procura patrocínios para complementar o da Red Bull. Gehard Berger, antigo piloto e um dos proprietários da Toro Rosso, admitiu que Tiago Monteiro está numa mini-lista de alternativas a Vitantonio Liuzzi e Scott Speed, caso a escuderia necessite de um piloto que leve patrocínios próprios para a equipa.
«Tiago Monteiro faz parte da nossa lista porque mostrou, nos últimos dois anos, ser rápido, constante e muito profissional, mas também estamos a falar com outros dois pilotos, Doornbos e Karthikeyan», contou o antigo piloto ao jornal Autosport.