A próxima prova do campeonato do mundo de Fórmula1, que se realiza domingo (21), está a criar grande ansiedade nos pilotos e respectivas equipas técnicas. A culpa é do novíssimo autódromo da Turquia, que ainda ninguém estreou. E o único contacto que o piloto português Tiago Monteiro teve com o circuito de Istambul foi - imagine-se - numa consola de jogos.
O moderno circuito de 5300 metros, projectado por Herman Tilke, é visto com entusiasmo por Tiago Monteiro. «É um novo desafio que vejo com algum entusiasmo, porque ninguém andou neste circuito, é totalmente novo para todas as equipas», afirmou o português em declarações à sua assessoria de imprensa.
O único contacto que o piloto português teve com a pista onde vai correr domingo foi através do jogo «F1 Grand Prix- 05» onde garante já ter dado muitas voltas à pista: «Já sabemos que é uma pista difícil com 13 curvas e quatro rectas, mas onde não será fácil ultrapassar».
Tiago Monteiro é 14º classificado no campeonato de pilotos, o único a ter completado todas as provas do campeonato e o melhor entre os «rookies», posto que espera manter.
«Espero manter-me como melhor dos pilotos estreantes e ter um pouco mais de sorte com os meus adversários, que nas últimas provas me têm tocado no carro, obrigando-me a ir às boxes e fazer uma paragem adicional, perdendo muito tempo e o contacto com os pilotos com quem costumo lutar».
Para 2006, o piloto português perfila-se como o preferido de algumas equipas para desempenhar as funções de piloto de testes, numa altura em que a Jordan se encontra em fase de transição para a Midland.