Lewis Hamilton, campeão do Mundo de Fórmula 1, foi, afinal, promovido para o pódio do Grande Prémio da Austrália, a primeira prova da nova temporada, beneficiando da penalização imposta a Jarno Trulli (Toyota) por ter feito uma ultrapassagem ilegal quando o safety car estava na pista.
O veterano piloto italiano, de 34 anos, foi penalizado em 25 segundos e caiu do terceiro para o 12º lugar, permitindo que o campeão do Mundo somasse mais um ponto e oferecendo o pleno aos motores da Mercedes, com o McLaren-Mercedes de Hamilton a juntar-se à surpreendente «dobradinha» da Brawn-Mercedes, com Jenson Button e Rubens Barrichello.
O incidente verificou-se após a última entrada na pista do safety car, depois do acidente entre Robert Kubica (BMW Sauber) e Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) que lutavam precisamente pelo terceiro lugar.
O alemão da Red Bull foi punido por este incidente. Vettel perderá dez posições na grelha de partida no GP da Malásia, que se realiza no próximo fim-de-semana. Para além disso, o piloto foi multado por ter permanecido na pista com apenas três rodas.