Numa qualificação dramática, Max Verstappen conquistou a pole position no Grande Prémio da Emilia-Romagna. Leclerc fez o segundo melhor tempo, Norris o terceiro.

Assim, o piloto da Red Bull partirá na primeira posição na corrida de sprint, este sábado.

A chuva marcou presença no Autódromo Enzo e Dino Ferrari e acabou por influenciar muito o decorrer da sessão, com cinco bandeiras vermelhas. Na Q1, o Williams de Albon teve um problema nos travões e o jovem piloto abandonou logo aí. Na Q2, foi Carlos Sainz a bater e a interromper a sessão nos primeiros minutos. A chuva voltou e vários pilotos não conseguiram melhorar os seus tempos, como os Mercedes de Hamilton e Russell.

Na Q3, mais caos: primeiro foi Bottas a abandonar e nos últimos minutos, quando os pilotos se preparavam para a última tentativa, Norris acabou por bater e a qualificação acabou logo aí, com Verstappen a ter vantagem pelo tempo que tinha feito no início dessa terceira sessão.

Quem surpreendeu foram Kevin Magnussen, que colocou o seu Haas na quarta posição, e Fernando Alonso, que vai partir com o seu Alpine do quinto lugar.

Está assim definida a grelha de partida para a corrida de sprint este sábado, que decidirá, posteriormente, a grelha para a corrida principal de domingo, a quarta da temporada de Fórmula 1.

A grelha final para a corrida de sprint: