O Fórum Treinador Futebol/Futsal, evento organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, reúne quase 700 inscritos, entre técnicos de nome firmado, jovens treinadores, alunos e outros agentes desportivos.

O certame, que termina hoje, na Maia, terá como ponto forte o painel que reunirá os três treinadores portugueses presentes no Mundial-2014: Paulo Bento (Portugal), Carlos Queiroz (Irão) e Fernando Santos (Grécia).

Em painel dedicado aos «Treinadores no Estrangeiro: semelhanças e diferenças a nível internacional», Jaime Pacheco contou histórias interessantes sobre as experiências em Espanha (Maiorca), Arábia Saudita (Al Shabab) e Henrique Calisto fez o mesmo em relação ao Vietname, realidade conhece muito bem. Helena Costa partilhou a sua experiência como treinadora no Qatar e no Irão.

Para saber mais sobre o que Calisto, Pacheco e Helena Costa contaram, basta esperar pela próxima edição da MF Total, a partir das 00.30 desta quarta-feira.

Também presente nesse painel esteve José Pereira, presidente da ANTF e anfitrião do evento.

Pereira é também o vice-presidente da AEFCA (Alliance of European Football Coaches Association) e, nessa qualidade, destacou: «Numa associação que reúne treinadores de 45 países, eu sou o segundo vice-presidente, algo que prova a importância do treinador português no Mundo».

O líder da ANTF revelou que, de acordo com os dados que existem, há neste momento «173 treinadores portugueses a trabalhar no estrangeiro».