O Fórum Treinador de Futebol e Futsal, que arrancou esta manhã na Maia e se prolonga até ao fim da tarde de amanhã, terça, terminou o primeiro dia dedicado à formação e às tendências técnicas das ligas profissionais.

Depois da parte matinal ter sido dedicada ao «Rendimento e Alto Rendimento», com as palestras de Jesualdo Ferreira, Rui Vitória, Leonardo Jardim, Manuel Machado e ainda o prof. Júlio Garganta, no Fórum da Maia, de tarde o treinador do V. Guimarães, Rui Vitória, deu «aula prática» no relvado do Estádio Municipal da Maia. 

O dia terminou, então, com as preleções de Arnaldo Cunha, diretor da formação da FPF, e Silveira Ramos, Diretor Técnico Nacional, que deu seminário UEFA PRO com unidades de crédito para III e IV Nível (facto que também garatiu uma presença muito elevada de alunos e treinadores).

Esta terça, no dia de encerramento, o Fórum do Treinador, a realizar na Maia, tem como ponto forte o Painel 5, sobre «O Treinador no Contexto da Seleção Nacional». Os três treinadores portugueses que estarão presentes no Mundial (Paulo Bento, Portugal; Carlos Queiroz, Irão; Fernando Santos, Grécia) são os oradores.

Também serão tratados temas como o «Treino em Contextos Competitivos Intermédios», com Miguel Leal, treinador do Penafiel, e Nuno Dias, treinador de futsal do Sporting; e a «Prevenção de Lesões do Joelho e Tornozelo: Importância do Treino», com o dr. Hélder Pereira, especialista em Traumatologia Desportiva.

José Pereira, Henrique Calisto, Jaime Pacheco e Helena Costa abordarão experiências de treinadores portugueses no estrangeiro.