Manuel Machado, técnico do Nacional, e Leonardo Jardim, treinador do Sporting, fizeram parte da mesma conferência, em conjunto com o prof. Júlio Garganta, no painel subordinado ao tema «Rendimento e Alto Rendimento», que dominou a manhã de arranque do Fórum Treinador Futebol/Futsal, que decorre na Maia, organizado pela ANTF.

Manuel Machado não poupou elogios ao percurso e à qualidade do seu homólogo do Sporting: «É um modelo a seguir e é um exemplo que me revejo. Tal como o Leonardo, também iniciei percurso em escalões secundárias e com um grande foco na formação».

Os técnicos de Nacional e Sporting mostraram visões semelhantes em relação ao processo de crescimento e integração dos jovens jogadores nas principais equipas: «Nos anos iniciais, há que incentivar coisas como a técnica e a criatividade. Não se devem cortar essas capacidades. Mais tarde, em fases de maior responsabilidade, aí sim, devemos trabalhar coisas como a tática e o físico», observou Leonardo Jardim.

O treinador do Spoting deu um exemplo familiar: «O meu filho joga à bola e no outro dia chegou a casa triste a dizer-me: ‘O treinador pôs-me à defesa, não fiz um remate à baliza... Eu disse-lhe: Oh pá, remata, arrisca, diverte-te... Quando se é miúdo, isso é o mais importante».


Leia ainda: