O Fórum Treinador de Futebol e Futsal, que arrancou esta manhã na Maia e se prolonga até ao fim da tarde de amanhã, teve uma tarde virada para a componente prática.

Depois da parte matinal ter sido dedicada ao «Rendimento e Alto Rendimento», com as palestras de Jesualdo FerreiraLeonardo Jardim, Manuel Machado e ainda o prof. Júlio Garganta, no Fórum da Maia, de tarde o treinador do V. Guimarães, Rui Vitória, deu «aula prática» no relvado do Estádio Municipal da Maia.

A workshop dada por Rui Vitória teve como tema «Treinar em Função de Rendimento Superior». Com a ajuda de futebolistas juniores do Paredes e do Penafiel, e perante uma plateia atentíssima de perto de cem treinadores, antigos jogadores e aspirantes a técnicos (sentados nas bancadas do estádio maiato), o técnico do Vitória de Guimarães exemplificou ações do processo defensivo e do processo ofensivo.

O treinador insistiu muito na questão da posse, da circulação, do passe. E repetiu à exaustão, durante os exercícios: «Não perde a bola, não perde a bola!»

Rui Vitória foi explicando que «mais importante que trabalhar o processo defensivo, há que insistir na circulação». Ensaiou passagem do processo defensivo para ofensivo, com um pivot defensivo e dois interiores, mais uma vez apostando na circulação e insistindo: «Passa bem, não perde a bola!»

Um treinador português, pois claro. E dos bons, neste caso: a identidade passa por tratar bem a bola, circular, receber bem, afinar o passe.

Logo a seguir, outro técnico, Rui Quinta, fez workshop sobre «Treinar em Contextos Competitivos Elementares». No arranque, fez confissão curiosa: «Havia coisas que tinha previsto fazer e que o Rui Vitória também utilizou. Vou ter que mudar, mas essa é a vida de um treinador: saber encontrar soluções no imediato».

Entre a assistência estavam treinadores como Domingos Paciência, Jaime Pacheco, Manuel Cajuda, Manuel Machado, Jesualdo Ferreira, Henrique Calisto, Humberto Coelho, Silveira Ramos, Carlos Dinis, Luís Diogo, Luís Simões, Neca, João Carlos Pereira, Jorge Casquilha, João Alves, Paulo Sérgio, José Viterbo, Manuel Barbosa, Bernardino Pedroto, José Alberto Torres, José Alberto Costa, Carlos Secretário, Quim Machado, entre muitos outros.

O primeiro dia do Fórum Treinador Futebol/Futsal, promovido pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, termina daqui a pouco com Arnaldo Cunha, diretor da formação da FPF, e Francisco Silveira Ramos, Diretor Técnico Nacional. 

Arnaldo Cunha falará sobre o Desenvolvimento dos Jogadores de Base e Silveira Ramos abordará as Tendências Técnicas das Ligas Profissionais.