A Secretaria de Estado da Juventude e Desporto anunciou esta segunda-feira que renovou a suspensão do estatuto de utilidade pública desportiva da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

«É prorrogada, tal como previsto na lei, pela última vez e até ao limite máximo de um ano, a suspensão do estatuto de utilidade pública desportiva de que é titular a Federação Portuguesa de Futebol», lê-se no despacho assinado por Laurentino Dias, com a data de 2 de Maio e que produz efeitos a partir de 12 de Abril.

Na última Assembleia Geral da FPF, a 30 de Abril, o projecto de adaptação dos estatutos federativos ao Regime Jurídico das Federações Desportivas foi viabilizado, mas só se vai tornar definitivo mediante a aprovação das actas e posterior aval do Instituto do Desporto de Portugal (IDP).

«O disposto no presente despacho será revisto de três em três meses, podendo ser alteradas as medidas decididas ou aditadas outras, sem prejuízo de, a qualquer tempo, poderem ser dadas por findas, a requerimento da FPF ou oficiosamente, com base no desaparecimento das circunstâncias que constituíram fundamento da suspensão», indica ainda o despacho.