A Federação Portuguesa de Futebol, através do seu diretor-geral, Tiago Craveiro, apresentou pela primeira vez em público dados do projeto para a organização da final da Champions 2014, que decorrerá no Estádio da Luz, a 24 de maio.

«Consideramos na Federação que esta será, de longe, a operação mais complexa que se organizou para um só jogo em Portugal», destacou Tiago Craveiro, na exposição feita, esta terça-feira, no Future Football Congress, na Maia.

Apesar de ser o maior estádio português, e de já ter acolhido uma final de um Campeonato da Europa, em 2004, o Estádio da Luz necessitará de melhorias que foram exigidas pela UEFA e que já estão incluídas no projeto exposto esta terça-feira.

Uma dessas melhorias tem a ver com a instalação de uma tenda para convidados de patrocinadores, um ponto especialmente importante na lógica da Champions.

«Este será um evento realizado em Portugal, mas com projeção em todo o Mundo», recordou Tiago Craveiro, destacando que «desde 2009, a final da Champions superou o Super Bowl em impacto de audiências, sendo que a partir daí isso aconteceu sempre, atingindo cerca de 110 milhões de espetadores a nível mundial».

Além dos visitantes que irão a Lisboa ver o jogo, haverá muitos adeptos que se deslocarão à capital portuguesa sem bilhete (muitos deles, com a expetativa de o arranjarem...).

Ora, isto terá um impacto económico bastante grande: «Em média, o consumo de um visitante da final da Champions estará nos 400, 500 euros», apontou o diretor-geral da FPF.

«A nossa missão é organizar a melhor final da UEFA», assumiu Craveiro. «É um evento que, possivelmente, só se repetirá em Portugal quando já não estiver vivo. Para mais, 2014 é também o ano do centenário da FPF», destacou.

Tiago Craveiro reforçou a ideia de que a final da Champions na Luz «puxa por Portugal» e trará benefícios económicos a Lisboa, cidade que acolhe o evento, e ao país. «Não é só a final a 24 de maio. Dois dias antes haverá no Restelo a final da Champions feminina, sendo que o futebol feminino está em crescendo. E entre 22 e 24 de maio decorrerá no Terreiro do Paço o Champions Festival», apontou o dirigente.

Leia todos os pormenores sobre a operação especial que a FPF está a preparar, em conjunto com a UEFA, para a final da Champions 2014 na Luz logo à noite na edição desta quarta-feira da MF Total, a revista diária do Maisfutebol.