José Carlos Noronha, novo diretor da unidade da saúde e performance que será criado, nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, a 27 de fevereiro de 1954.

Unanimemente reconhecido como um dos maiores especialistas mundiais em ligamento cruzado anterior, tem dirigido intervenções cirúrgicas e preparado as recuperações de lesões de vários jogadores de topo nos últimos anos, como Cristiano Ronaldo, Falcao, Pepe, Lucho, Derlei, Diego, Anderson, Ricardo Carvalho, Sereno e Ukra, entre muitos outros.

Em jovem, chegou a ser futebolista, tendo jogado nos juniores do Lamego e nos seniores do Alvarenga, onde viria a ter entorse do joelho direito, de que resultou rotura no ligamento cruzado anterior e do menisco interno, facto que levou ao abandono da prática do futebol. 

Esse acontecimento, aliado ao facto de já na altura ser médico, estimulou-o a enveredar pela ortopedia e, particularmente, pelas lesões ligamentares do joelho.

Concluiu o doutoramento em Ciências Biomédicas, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, em 1999, nove anos depois de ter tirado especialidade de ortopedia no Hospital de Santo António, com 19 valores. 

Em outubro passado, lançou o livro «Ligamento Cruzado Anterior», dedicado «à lesão mais frequente nos desportistas» e «responsável pelo fim de muitas carreiras».

No Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, o especialista na área do joelho, que já operou, entre outros, Pepe, Lucho, Derlei, Diego, Anderson, Ricardo Carvalho, Sereno, Bebé e Ukra.

Em outubro passado, o Maisfutebol  fez esta reportagem sobre José Carlos Noronha.

Paulo Beckert, um vasto percurso no desporto

Paulo Beckert, o novo coordenador da unidade de saúde e performance a criar pela FPF, nasceu em 1961 e é coordenador do Centro de Medicina e Traumatologia Desportiva da Clinica CUF Alvalade (Unidade José de Mello Saúde).

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em 1985, tem especialização em Medicina Física e Reabilitação e Medicina Desportiva. É membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, da Direção do Colégio da Especialidade de Medicina Desportiva e dos Corpos Sociais da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva.

Em longo percurso profissional ligado ao desporto, destaque para as passagens pelo departamento médico do Sporting (1990 a 2003). Foi também responsável clínico da Federação Portuguesa de Atletismo (1993 a 1997) e (1999 a 2001) e membro da equipa médica do Alverca, entre 1998 e 2000.

Entre 2008 e 2012, foi médico do Belenenses, tendo assumido o cargo de diretor clínico, entre 2011 e 2012.

Desde 1992, é o responsável dos serviços médicos do Estoril Open.

Membro da equipa médica da delegação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e Sydney 2000, foi também responsável clínico do Campeonato do Mundo de Atletismo Juniores, em Lisboa 1994, e responsável clínico do Campeonato do Mundo de Atletismo em Pista Coberta, em Lisboa 2001, tendo sido médico de equipa em vários Campeonatos do Mundo e Europeus de Atletismo.

Pode segui-lo no twitter em: https://twitter.com/paulobeckert

João Brito, jovem especialista em fisiologia do esforço

João Brito, 32 anos, é especialista em fisiologia e reintegração de atletas, tendo concluído doutoramento na área, com apenas 29 anos. Estava a trabalhar atualmente no Qatar, ligado ao Aspetar (Qatar Orthopaedic and Sports Medicine Hospital), em Doha.