Cavaco Silva condecorou esta terça-feira o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a seleção nacional de futebol de praia, numa homenagem ao «desporto rei», na qual sublinhou o orgulho nos atletas, técnicos e dirigentes que conquistaram a «admiração do mundo».

Depois de a seleção nacional de futebol de praia, se sagrar campeã do Mundo e da Europa em 2015, o Presidente da República considera que este é «um momento histórico e único, do futebol português» e disse que «nas novas gerações se vislumbra uma ambição de fazer ainda mais».

Cavaco Silva referiu-se ainda ao trabalho que Fernando Gomes tem desenvolvido à frente da FPF e sublinhou que o dirigente tem contribuído decisivamente para a realização de grandes eventos do futebol em Portugal.

Falando em nome de todos, Fernando Gomes lembrou que «nunca ninguém vence sem humildade, sem esforço e sem partilha» e que «a humildade foi o maior sublinhado destes atletas».

Na cerimónia, que teve lugar no Palácio de Belém, Fernando Gomes foi distinguido como Grande-Oficial do Infante D. Henrique, enquanto os jogadores da seleção de futebol de praia foram condecorados como oficiais da mesma ordem.

Já o treinador nacional, Luís Bilro, o selecionador nacional, Mário Narciso, o chefe de delegação, Pedro Dias, e o treinador nacional, Tiago Reis, foram distinguidos como comendadores da Ordem do Mérito.